Tipos de Incisão Mamária


Existem três tipos de incisão (corte) por onde é inserida a prótese mamária.

Cada técnica depende do que o médico considerar a melhor opção em cada caso.


  • Incisão Via Axilar 
Este tipo de incisão é feita na dobra natural da axila, sendo assim disfarçada à medida que o tempo vai passando e a cicatriz vai normalizando.

Não deixa marca/cicatriz na mama nem danifica nenhum ducto mamário, não diminuindo assim a capacidade de amamentação.

Durante um tempo, cerca de um mês aproximadamente, tem de se tomar especial tenção ao movimento dos braços, nada de movimentos bruscos a fim de não danificar as costuras tanto exteriores como interiores.

Este tipo de incisão tem maior risco de assimetria nos seios porque não permite ao cirurgião colocar as próteses exactamente onde deseja. É importante que o médico que a realize seja especialista nesta técnica.



  • Incisão Via Areolar
A cicatriz nesta zona é quase imperceptível, ficando na transição entre a zona do mamilo e da mama. No entanto, por ser uma zona muito fina, qualquer imperfeição, a nível cirúrgico, torna-se evidente.

No caso de próteses de grande volume, não é possível introduzir pela aréola devido ao pequeno tamanho desta.

Esta técnica pode causar a diminuição na capacidade de amamentação, pois para introduzir as proteses pela aréola, é necessário cortar alguns ductos mamários.


  • Incisão Via Inframamária
A cicatriz neste caso fica escondida debaixo da dobra natural do seio.  Por isso mesmo não é aconselhável em caso de seios muito pequenos, em que essa dobra praticamente não existe, podendo portanto deixar uma marca indesejável e visível

A incisão pela via inframamária permite ao cirurgião ter uma boa visibilidade da estrututra do seio e assim controlar melhor a cirurgia e a implantação dos implantes mamários com a devida simetria entre ambos os seios.

É o tipo de cirurgia indicada para próteses de grande tamanho e não danifica os ductos mamários.




7 comentários:

  1. Gostaria de saber se existe meios de reconstrução de ductos mamários lesados por mamoplastia de aumento com incisão periareolar. Tive um a filha a dois anos e embora tentasse todos os métodos e técnicas, utencílios e prescrições médicas para ter sucesso na amamentação, não consegui amamentá-la. Tenho planos de ter outro filho e desejo saber se será possível amamentá-lo. Gostaria de ter orientações sobre possíbilidades de reconstrução do(s) ducto(s) lesado(s).

    ResponderEliminar
  2. Cara Cris
    Peço desculpa mas eu não tenho conhecimentos suficientes para a ajudar em tal assunto. Não sou médica, apenas me tentei informar ao máximo sobre a mamoplastia porque eu própria quis fazer.
    Aconselho-a a falar com um médico especialista! Obrigado pelo seu testemunho. E boa sorte!

    ResponderEliminar
  3. Olá :)

    Acompanhei o teu blogue até porque brevemente quero fazer a cirurgia de aumento. Tenho pesquisado muito e realmente o teu blogue é muito completo. Parabens pelo o teu trabalho.
    A certa altura li que nao sentias sensibilidade no mamilo nem a volta, chegou a passar? quanto tempo demorou?

    Muito obrigada,
    Beijnhos

    ResponderEliminar
  4. Olá Nicole :)

    Obrigada desde já pelo teu comentário. Gostei muito!

    Olha a sensibilidade vai voltando gradualmente. Eu tenho quase um ano e não sinto que sinto totalmente ainda! Mas tambem há dias.. uns em que sinto mais que outros, como por exemplo a agua no duche..

    Eu fiz a cirurgia em Maio e no fim de Outubro, inicio de Novembro, já notava uma diferença notavel..

    Mas vais começando a sentir da periferia para o centro. O centro será sempre a ultima parte.
    Por acaso a questão que colocaste foi pertinente e tenho de fazer um post sobre isso e até perguntar à minha amiga que tambem aumentou, como vão as coisas com ela a esse nível.

    Qualquer outra coisa, dispõe!

    Beijinho

    ResponderEliminar
  5. Muito obrigado pela resposta :) eu tenho cirurgia marcada para 26 de junho. Está quase, sinto me um bocadinho nervosa, mas sinto que é sempre que sempre quis fazer, alias nem acredito que vai mesmo acontecer.
    Eu vou fazer por baixo do peito, tenho 50kg e um 1.57cm, acordamos entre 280/290ml, tenho de confiar e na hora ele saberá qual me fica melhor.

    Quanto tempo demoras te a poder dormir mais ou menos a vontade?

    Adorei o resultado que ficou em ti :)
    Obrigado mais uma vez pelo o apoio que este blog nos dá.

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  6. Nicole obrigada pelas tuas palavras!
    De momento encontro-me presa a uma de hospital pois tive um acidente de viação, posteriormente farei um post sobre "mamoplastia e resistência a acidentes" lol
    Vais ficar com umas belas mamocas!!! Imagino a tua ansiedade :)
    Isso de dormires a vontade e cerca de um mês mas cada caso é um caso, tu com o tempo vais percebendo os movimentos e posições que podes fazer!

    Beijinho

    ResponderEliminar
  7. Oh :O Como estas agora? Espero que não tenha sido muito grave querida. Espero que esteja tudo em ordem com as meninas e, principalmente contigo :)

    Fico a aguardar as melhoras rápidas e o post eheh :)

    Beijinhos**

    ResponderEliminar

Participa colocando as tuas dúvidas ou partilhando a tua experiência. É importante para todas. Os comentários são sujeitos a moderação antes da publicação, por isso não aparecem de imediato. Quem quiser seguir o que se comenta aqui, deve assinalar clicando no campo "notificar-me". Obrigada.

Mensagens populares